post

Parou. E, convenhamos, já vinha parando há tempos, né?

Parou porque, de repente, eu me perdi no blog. Parecia que o que eu escrevia aqui não transmitia o que realmente eu era, ou as fases pelas quais eu vinha passando.

Parou por falta de planejamento e disciplina da minha parte, em exercitar a minha escrita de forma simples e compreensível a todos, e em todas as ocasiões.

Parou porque eu não consegui criar uma rotina de posts no blog.

E, principalmente, parou porque, em vez de me mostrar vulnerável à vocês, quando eu sofria ou fraquejava eu sempre dava um jeito de “fugir” do blog e, nestas ocasiões, ficava muito tempo fora. Depois voltava querendo contar como “superei”, estas dificuldades, ainda que, às vezes, não as tivesse superado completamente e meu coração estivesse angustiado com tudo o que vinha acontecendo.

Todas estas coisas me deixaram muito inquieta e descontente, e contribuíram para que eu desanimasse em escrever por aqui. A identidade visual dele, sombria, como ainda é, também me deixava um pouco “pra baixo” toda vez que o acessava.

Minha Porção abriga dentro de si tanto a ideia do Estudo Bíblico, quanto a compreensão da fragilidade humana: eu preciso da intervenção e do sustento de Deus. Por todas estas razões, foi o nome escolhido.

Uma série de problemas

Primeiro eu tentei mudar a interface dele. Depois eu percebi que o título era meio fraco para toda a proposta que eu queria lhe dar. Foi quando resolvi mudar o nome.

Junto com a necessidade de mudar o nome e a interface, eu recebi uma mensagem de um rapaz me criticando por excesso de uma certa autoconfiança nos meus posts, por eu demonstrar uma “vida de vitrine” e não conseguir me compadecer por pessoas reais e realmente frágeis. Enfim… foram todas estas insatisfações e dores de cabeça que me fizeram tentar reformar o Estudos, Meditações e Conversas com Deus.

O tempo foi passando, e enquanto eu ia tentando “salvar” este blog, percebi que começar do “zero” seria mais adequado, e fiquei aguardando alguma socorro da parte de Deus quanto a ideias sobre como desenvolver este blog mais sincero, intimista e colaborativo que desde o início eu queria para o Estudos, Meditações e Conversas com Deus, mas que, aqui, acabei restringindo a um blog mais informativo.

O novo nome

Apesar de todo este lado mais intimista e sincero que eu queria que fosse concretizado aqui e que não pude experimentar – mas que é a ideia central do Minha Porção – eu não pretendo deixar de fora a diligência com os estudos bíblicos. Então o novo blog precisava dar conta de abrigar as duas coisas, e o nome escolhido ou não deveria causar expectativas irreais – que não pudessem ser cumpridas no decorrer das postagens – ou deveria incluir estes dois lados – o estudo bíblico sério e fiel às Escrituras, e a fragilidade de uma pecadora, salva pela graça de Deus, pelos méritos de Cristo; que está aprendendo a viver a vida diante dEle, para a Sua Glória.

Então eu fui tentando buscar alguns nomes, e foi chegando à minha mente lembranças de algumas músicas que me marcaram durante a vida, e que talvez poderiam me ajudar a escolher um bom nome para esta nova proposta. E uma música não saía da minha cabeça. Ela dizia “Tu és a minha coroa, Tu és a minha herança, Tu és a minha porção”. E eu achei que estas últimas palavras soaram bem. Minha Porção! Como não havia pensado nisso antes?”

Minha Porção foi um nome muito adequado porque me faz lembrar do conceito de sustento e soberania de Deus. De que, se o Senhor não me sustentar, eu não posso continuar a viver a fé cristã. Se Ele não me fizer permanecer, se Ele não me disciplinar e não me fortalecer a seguir os Seus caminhos, por mim mesma eu não consigo. Esta expressão “Minha Porção” também evoca a importância que Ele deve ter para mim, deve ser a minha poção nesta vida, a minha herança, a minha esperança de qualquer fonte de sustento, desde o mais básico para a sobrevivência do meu corpo, até a mais séria, como o destino da minha alma. Devo reconhecer que, sem Ele, eu não posso fazer nada.

Desta forma, eu percebi que Minha Porção abriga dentro de si tanto a ideia do Estudo Bíblico, quanto a compreensão da fragilidade humana: eu preciso da intervenção e do sustento de Deus. Por todas estas razões, foi o nome escolhido.

Quero amar vocês, cuidar de vocês; e quero deixar vocês me amarem e cuidarem de mim. Quero que possamos nos relacionar como irmãs e irmãos em Cristo, com toda a humildade e piedade, e com excelência, gratidão e amor não fingido.

A mesma proposta, mas dessa vez é pra valer!

Sim. A proposta ainda é auxiliar os visitantes do blog a estudarem mais diligentemente e com mais paixão a Palavra de Deus, a orarem continuamente e de forma que glorifique a Deus, e a debruçarem-se em meditação na Sua Palavra. Mas, agora, a proposta do blog vai um pouco além.

Na minha própria vida eu vinha sofrendo com muitas dificuldades que me atrapalhavam na hora de colocar isso em prática. Então percebi que precisava da ajuda de Deus para me fazer voltar a esta disciplina de estudos e meditação na Palavra dEle. Não só a disciplina nos estudos, mas também o exercício da piedade através do que Ele me permitisse aprender nestes momentos, me convertendo, me santificando, me tornando mais parecida com Ele, a cada dia.

Esta dificuldade em me relacionar assim com Deus e com Sua Palavra, tem sido transformada por Deus desde quando Ele me levou a mudar o modo como me relaciono com as Escrituras. E eu pretendo inserir vocês neste novo contato com a Bíblia durante os posts de estudo bíblico no Minha Porção. Assim, eu não serei a única a compartilhar sobre o que iremos aprender semanalmente, em nossas devoções pessoais. Mas vocês também participarão ativamente neste processo  pelo menos no que depender de mim, quanto a arranjar formas de fazer com que vocês participem, podem ter certeza que eu não descansarei até vocês fazerem do Minha Porção a nossa “irmandade” (risos).

Uma outra mudança é que haverá um dia específico somente para nós compartilharmos aquelas nossas dificuldades mais íntimas, nossas vergonhas, derrotas e as lutas que temos travado para mortificar o pecado, a apatia pelas coisas espirituais, a desorganização, o desleixo; mas também os nossos traumas, as nossas dores, os nossos medos e tantas coisas das quais nos envergonhamos ou temos medo de revelar, e que, por não sermos boas mordomas do nosso tempo, ou por não dependermos do Senhor para nos ensinar a perdoar e a recomeçar; acabamos permitindo que nos escravizem, roubando também o nosso prazer, alegria e tempo para dedicarmos ao Senhor, à Sua Palavra, à Sua Igreja, à pregação do Evangelho, e ao testemunho fiel, com toda ousadia, da nossa fé e salvação àqueles que não as compartilham.

Que o Senhor me ajude a servi-Lo eficientemente, e que Ele me permita ser irmã e amiga de vocês

Além disso, aos sábados também haverão posts lá no blog. Sobre a importância e o prazer de se cumprir o quarto mandamento. E é por isso que aos domingos não haverão publicações e nem interações no blog ou nas redes sociais do Minha Porção. Que nós possamos aprender a descansar e nos deleitarmos no Dia do Senhor, a guardá-lo com alegria, cultuando ao Senhor com o Seu Povo e glorificando o Seu Nome através do exercício de boas obras.

Para valer também os Testemunhos e a seção Vez do Leitor (que lá vai se chamar de Porção de Criação), hein??? Não quero falar sozinha no blog, por isso estou cheia de ideias sobre como compartilhar as muitas, mas muuuuitas fraquezas minhas, e forças, e o que tenho aprendido com os meus erros, e com as minhas virtudes – que Deus me concedeu para a Sua glória, e que eu acredito que tenho sido negligente para com elas ao não expô-las e, consequentemente, ao deixar de incentivar vocês a exercitarem os seus dons também. Espero que, à medida que eu as exponha, vocês também se sintam encorajadas – e encorajados – a expôr as fraquezas de vocês, com a intenção de cuidarmos uns dos outros em comunhão e cumplicidade.


Bom pessoal, é isso. Eu amadureci, os meus projetos para o blog amadureceram, e chegou o tempo de levar essa oportunidade de testemunho que Deus me deu mais a sério. Florescer. Me dedicar a servi-Lo. Me dedicar ao avanço do Evangelho. Me dedicar em servir a vocês. Com certeza eu quero muitíssimo conhecer vocês, assim como vocês terão a oportunidade de me conhecer como eu realmente sou, pela graça (e somente pela misericórdia, diga-se de passagem) de Deus. Quero amar vocês, cuidar de vocês; e quero deixar vocês me amarem e cuidarem de mim. Quero que possamos nos relacionar como irmãs e irmãos em Cristo, com toda a humildade e piedade, e com excelência, gratidão e amor não fingido.

Que o SENHOR seja glorificado a cada novo post, comentário ou qualquer tipo de interação que surgir no Minha Porção ou através dele. Pois tudo o que possa ser feito aqui é para exaltá-Lo e permitir que todos os que por aqui passem, tenham a oportunidade de conhecê-Lo e servi-Lo.

Que Ele me ajude a servi-Lo eficientemente, e que Ele me permita ser irmã e amiga de vocês.

box

Soli Deo Gloria,

Kathy